Matérias de Design de Interiores - 1º Período

19:00


Vamos às matérias!

          Hoje venho dividir mais um conteúdo sobre a faculdade de Design de interiores, para quem está iniciando é muito interessante ter uma base do que se vê no primeiro semestre do curso. No Instituto Federal de Alagoas, a graduação em Design de Interiores é composta por cinco disciplinas, sendo três delas de desenho, o estudante tem que ter em mente que o desenho é a melhor forma de representar uma ideia e que logo no primeiro semestre o aluno terá toda a base que precisa para sua carreira, desenvolvendo sua percepção visual e motora. Outra disciplina super importante é composição plástica que desenvolve uma nova maneira de interpretar e criar formas. E História do Design que trás toda riqueza de fatos que marcaram e são importantes até os dias de hoje, dá ao aluno todo conteúdo para que ele consiga entender o mundo que está entrando. Então vamos à elas, podem haver algumas variações na grade de instituição para instituição. São elas: 


1. Composição Plástica

          Como Designers, atribuímos conceitos intelectuais a formas materiais. Essa disciplina funciona como um idioma, pois é a linguagem base inicial para conseguir alcançar os resultados visuais em uma composição. Essa matéria abrange um vasto conhecimento de técnicas visuais com fundamentos e comprovações da psicologia. Equilíbrio, ritmo, harmonia, escala, proporção, são alguns dos conceitos plásticos.  Os aspectos considerados na criação de um projeto de interiores são aspectos estéticos, técnicos e psicológicos. Como por exemplo, essa imagem composta por triângulos que pode representar muito bem o conceito de simetria e equilíbrio.


        

2. Desenho Arquitetônico

          Nós Designers de Interiores trabalhamos com o espaço existente, ou juntamente com outro profissional da construção podemos propor um projeto para um interior que ainda será edificado, nos apropriamos das normas técnicas da construção civil, utilizamos a planta arquitetônica como uma das etapas para projetar interiores e entender arranjos existentes. Nessa disciplina fazemos levantamento de medidas de um ambiente para então projetar, a princípio fazemos os esboços a mão livre levando em consideração as formas que se enquadram nesse espaço, começamos pelas paredes e posteriormente representamos o mobiliário e todos os detalhes de revestimentos, texturas que são muito importantes para sabermos cada detalhe pertencente a esse espaço.  

Imagem ilustrativa de uma planta baixa 

 3. Desenho de Observação

          Nessa disciplina aprendemos os fundamentos para o desenho à mão livre, trabalhamos o desenvolvimento da coordenação motora e também os aspectos psicológicos relacionados ao desenho. Assim como a escrita, o desenho é uma habilidade que precisa ser treinada, alguns nascem com a facilidade de fazer essas representações visuais, mas para quem não possui tamanha aptidão, não precisa se preocupar, pois, pode ser conquistada durante o curso. Para nós Designers o desenho é de extrema importância quando se quer exprimir as ideias e posteriormente materializá-las.

Imagem ilustrativa de desenho com escala tonal

4. Desenho Geométrico

Desenvolvemos a habilidade intelectual de criar e recriar formas geométricas, assim como a resolução de problemas nos projetos de interiores e elaboração de objetos. É uma disciplina que possui normas e representações exatas com o uso de instrumentos, inclusive já fiz uma postagem sobre os materiais que nós utilizamos. É uma matéria bastante complexa e que requer muita atenção do aluno. 


5. História do Design 

Primeiro precisamos desenvolver a capacidade de entender o processo da produção histórica e logo após, aprendemos como o Design surgiu, quais os movimentos históricos mais marcantes, como a importância do conhecimento de Bauhaus, que foi a escola pioneira no design mobiliário clássico mundial. A história do Design amplia novas possibilidades, estudando o passado e entendendo sobre as antigas formas criativas. Há registros que o Design é muito antigo, mas na perspectiva histórica decidiu-se marcar o início do Design a partir da revolução industrial e industrialização (entre séc. 18 e 19) e em termos de pesquisa, em 1920 foi datado o início e há mais de vinte anos ganhou maturidade acadêmica. 




Recomendo para vocês alguns dos livros utilizados: 

Gestalt de Projetos 
João Gomes Filho
(Composição Plástica)

Uma introdução à história do design 
Rafael Cardoso
(História do Design)

Como desenhar com o lado direito do cérebro 
Betty Edwards
(Desenho de observação)


     Até o próximo post!














Veja também

0 comentários