Metodologia de projeto

19:10

        Vamos lá!       

              Depois do primeiro período, onde adquirimos uma boa base de desenho, história e plástica. Iniciamos nossos conhecimentos na parte projetual de interiores, eis que se apresenta a disciplina de Metodologia de projeto. Bastante prática, dá as boas vindas para nós, calouros que não sabem por onde começar. Nessa matéria, como já diz pela nomenclatura, de Metodologia, aborda todo o passo a passo para a produção de um projeto, desde a entrevista com o cliente até a aprovação dada por ele.

              Na faculdade mesmo é possível colocar isso em prática, o meu primeiro projeto foi a cozinha da minha casa logo após um apartamento e no momento tenho o projeto de uma clínica em andamento. Todo projeto passa por etapas que se dividem em: Entrevista com cliente, Desenvolvimento do projeto e execução do projeto. Vamos entender?
  
        Entrevista com cliente, quando é feita uma entrevista com os usuários, analisando características de personalidade, paralelo a isso as suas relações com os demais habitantes. Essa primeira etapa é extremamente importante e contamos com uma disciplina específica, atelier de psicologia, onde nutrimos o saber a cerca do conhecimento psíquico. Nesse momento também passamos a conhecer as preferências, o que aquele cliente espera do ambiente a ser projetado e quanto será investido. Fazendo um paralelo de desejos e necessidades. É nesse primeiro contato que apresentamos nosso portfólio explicando como trabalhamos e toda postura profissional, então com todas as informações em mãos, a proposta de trabalho será montada e o contrato estará pronto para ser fechado.



              Desenvolvimento do projeto, no qual tiramos as medidas do ambiente e fazemos levantamento de pontos elétricos e hidráulicos, o que pode ou não ser reaproveitado e termos noção da real situação desse espaço. Depois disso seguindo as regras de ergonomia começamos a desenvolver o que chamamos de estudo preliminar, por meio de croquis que irão representar nossas ideias, nesse processo fazemos esboços e soltamos a criatividade para materializar o que foi verbalizado na etapa anterior, conhecendo todos os problemas e listamos propostas para solução de cada um, gerando assim um programa de necessidade.

              Essas propostas na faculdade são apresentadas aos professores que nos auxiliam induzindo-nos para a melhor concepção, nela apresentamos croquis e o painel semântico que é a associação de imagens e conceitos. Após o estudo preliminar é feita a apresentação do ante-projeto já com a escolha de uma das propostas e com todas as especificações de materiais e custos, plantas baixas, cortes, também usamos representações 3D para facilitar o entendimento.

               Essa é a última fase que poderá sofrer alterações, depois disso inicia-se o projeto executivo que consiste na apresentação da proposta completa aprovada pelo cliente com todos os detalhamentos técnicos e informações para execução do serviço e compra de materiais e produtos. Cada projeto executivo possui o seu próprio memorial que deve ser detalhado de forma formal para que os fornecedores possam executar sem erro.

              Projeto distribuído aos fornecedores inicia-se a execução do projeto, sendo uma opção você acompanhar ou não a obra. Tudo instalado e cliente satisfeito, finaliza-se o serviço do designer de interiores. Outra forma modalidade de atividade é a consultoria que não há uma contratação especifica, atendendo o cliente somente dando dicas para melhorar o layout do ambiente.

Até o próximo post!

Veja também

4 comentários

  1. Texto esclaredor e excelente.
    Parabéns Bárbara.

    ResponderExcluir
  2. Que jovem aplicada! Parabéns... linda a página, gostei bastante!

    ResponderExcluir